Para produzir um queijo de cerca de 170 g, são necessários 1,5 L de leite integral e 2 colheres de sopa de caldo de limão peneirado. Primeiramente, leve o leite a fogo alto em uma panela e, quando levantar fervura, desligue o fogo e junte o caldo de limão. Deixe o ácido do limão agir, por cerca de 5 minutos, até talhar o leite. Enquanto isso, forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo (atentar para passar o pano a ferro para garantir a higiene completa) e coloque sobre uma tigela funda. Despeje o leite talhado sobre a peneira, com cuidado para não se queimar, torça o pano e aperte contra a peneira para escorrer o soro. Transfira a trouxinha com o queijo para um refratário ou tigela individual. Abra o pano e nivele o queijo com uma colher. Feche novamente a trouxinha de pano e deposite sobre ele uma lata cilíndrica (de leite condensado, por exemplo) para prensar. Após 20 minutos, retire a lata e abra o pano. Coloque um prato sobre a tigela ou refratário e desenforme o queijo. Ele dura até 3 dias na geladeira (não se esqueça de cobrir com plástico filme para não ressecar).
Agora você pode fazer tortas, sanduíches ou simplesmente aproveitar um pedaço desse queijo puro com café! Que tal?
Os ingredientes necessários para a receita serão: 200g de queijo meia cura ralado grosso, 200g de polvilho azedo, 100 ml de leite, 40g de manteiga, 1 ovo inteiro e sal a gosto. Para o preparo da receita, inicialmente deve-se pré-aquecer o forno a 180 °C. Aqueça o leite e a manteiga em uma panela até levantar fervura, e logo após, jogue a mistura fervente no polvilho mexendo para formar uma pasta. Junte o queijo ralado e misture. Coloque o ovo e misture novamente, depois ajuste o sal. Para finalizar, com as mãos untadas em óleo, modele os pães e coloque para assar em fogo médio até ficarem dourados.
Com os pães de queijo prontos, você já pode se servir com um bom café com leite ou o que preferir, aproveitando pra ingerir um alimento rico em nutrientes, sabor e histórias.
Para fazer a manteiga ghee é necessário derreter a manteiga tradicional em fogo médio. Quando começar a surgir uma espuma branca na superfície, deve-se abaixar o fogo. É necessário cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo, até a espuma descer para o fundo da panela. Estará pronto quando parar de borbulhar. Agora, desligue o fogo e passe a manteiga por uma peneira com um pano de prato (passado com ferro para esterilizar) ou com gaze para filtrar os sólidos do leite. Condicione em uma vasilha que suporte calor e é só armazenar em um longe de luz direta.
Agora ela pode ser usada em preparações culinárias ou mesmo no pão quente de manhã!
Para esta preparação, você vai precisar de 500g de farinha de trigo branca (3 xícaras de chá), 500g de farinha de trigo integral (3 xícaras de chá), 10g de fermento biológico seco, 3 colheres de sopa de açúcar, 2 ovos, ½ xícara de manteiga à temperatura ambiente, 1 colher de sopa rasa de sal, 500 ml (2 xícaras) de iogurte de sua preferência, 1 gema para pincelar.
Para o preparo do nosso pão de iogurte, inicialmente coloque a farinha de trigo, açúcar, o fermento biológico e o iogurte morno (o iogurte pode ser aquecido por 30 segundos a 1 minuto no microondas, a depender da potência do seu microondas) em uma tigela. Misture tudo e deixe a massa descansar até fermentar e aumentar o volume. Cubra a massa para aquecê-la. Acrescente o restante dos ingredientes na ordem, os ovos, o sal e a manteiga amassando com as mãos e adicionando o restante do trigo aos poucos. Deixe a massa macia e bem lisinha, deixe crescer até dobrar o volume da massa. Quando o volume da massa dobrar, modele os pães. Coloque em uma assadeira untada com óleo e deixe crescer até que dobre o volume novamente. Pincele com a gema e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, por 35 minutos.
Para uma receita que serve 12 porções são necessárias 2 latas de leire xicara de água fervente. O primeiro passo é pré-aquecer o forno a uma temperatura baixa (160º C). Em seguida, quebre os ovos e misture a clara com a gema. Junte agora o leite condensado e misture bem. Vá acrescentando o leite aos poucos, mexendo delicadamente, apenas para misturar (queremos evitar que se incorpore muito ar para se ter um pudim liso). Deixe a massa descansando enquanto prepara o caramelo (essa pausa também auxilia na eliminação das bolhas de ar). Leve para ferver 3 xicaras de água.
Para fazer a calda deste pudim, você deve levar o açúcar ao fogo baixo xicara de chá de água fervente e, com muito cuidado, regue o caramelo, misture até ficar liso. Transfira a calda para uma forma de pudim de 22 cm, vertendo sobre o cone central, com uma luva térmica, segura a forma com cuidado e vá virando para caramelizar a lateral.
Em seguida, despeje a massa do pudim na forma, passando por uma peneira. Coloque a forma dentro de uma assadeira, leve ao forno, e só então regue com água fervente até cobrir metade da forma do pudim. Leva cerca de 1 hora e meia para assar, mas ele está pronto quando a superfície estiver firme. Deixe amornar e leve para geladeira por 3 horas antes de servir. Para desinformá-lo, passe a base da forma sobre a chama do fogão acesa, apenas para soltar a calda.
Como todo derivado de leite, essa sobremesa apresenta em sua composição carboidratos, proteínas (advindas do leite e ovos), cálcio, magnésio, fósforo, vitamina A, zinco, dentre outros. Devemos frisar, por ser um alimento rico em açúcar, indivíduos com alguma doença devem ouvir orientação de um profissional da saúde para ingerir esse doce com consciência. Que tal fazer essa sobremesa para o próximo encontro de família?
Para essa receita são necessárias 2 xícaras de nata (é preferível fazer com nata, mas caso não tenha, é possível substituir por creme de leite), 4 ovos, 8 colheres de sopa de açúcar, 1 pitada de sal, 1 colher de sopa de sal amoníaco e 1 kg de farinha, manteiga para untar. Junte a nata, os ovos, o açúcar e o sal. Misture bem. Em seguida, adicione o sal amoníaco e mexa ate incorporar. Aos poucos, vá acrescentando a farinha (aos poucos mesmo, nem sempre é necessário 1 kg), até que a massa esteja desgrudando da mão e já seja possível moldá-la. Pré-aqueça o forno a 180º C. Agora, molde as rosquinhas na forma tradicional trançada ou da forma que preferir. Coloque-as em uma forma untada com manteiga e farinha (cuidado, pois elas grudam bem) e asse por cerca de 20 min ou até ficarem coradas. Essas rosquinhas são fontes de gorduras do leite, bem como CLA (ácido linoleico conjugado), um tipo de ácido graxo com efeitos benéficos em nossos sistemas cardiovascular e imunológico. Elas ainda contêm proteínas do ovo e carboidratos da farinha e do açúcar.
Que tal fazer essa receita para aproveitar o leite como um todo e ainda se deliciar com essa rosquinha?
Para preparar 6 porções desse doce você vai precisar de: 1 xícara (chá) de arroz, 3 xícaras (chá) de leite, 2 xícaras (chá) de água, ⅓ de xícara (chá) de açúcar, ½ lata de leite condensado, casca de 1 laranja, 1 canela em rama, 3 cravos-da-índia, 1 pitada de sal, canela em pó a gosto para servir.
Primeiramente, você deve descascar a laranja, fazendo tiras (tome cuidado para não extrair a parte branca, ela é amarga). Numa panela, misture o leite, a água, o açúcar e o sal. Junte o arroz, as cascas de laranja, a canela e os cravos. Leve ao fogo alto, até começar a ferver. Em seguida, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, até os grãos de arroz se tornarem macios. Misture o leite condensado e deixe cozinhar mais 5 minutos para ficar cremoso. Transfira, então, o doce para um recipiente e cubra com PVC (para evitar que forme uma película sobre o doce!). Deixe amornar e leve a geladeira (o doce fica mais cremoso quando frio). Por fim, polvilhe canela quando for servir!
Além de delicioso, esse doce, por ter em sua composição arroz e leite, fornece carboidratos, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, vitaminas do complexo B, dentre outros. As especiarias, como canela e cravo, quando usado de forma adequada e bem orientada, tem efeitos muito positivos na saúde, como termogênicos, antifúngicos, entre outros. Dessa forma, vamos nutrir nosso corpo e alma com esse doce delicioso?
Para essa receita, então, é necessário 1 litro de leite pasteurizado ou UHT e 1 pote de iogurte natural em temperatura ambiente. Primeiramente, você deve aquecer o forno a 240º C por 15 minutos, após esse período de tempo só desligar o forno e deixar a porta fechada. Enquanto isso, aqueça o leite numa panela mexendo (importante mexer, para evitar a formação da nata) até 45 ºC, se você possuir termômetro, ou C ou até que você consiga manter seu dedo indicador por 10 segundos dentro do recipiente (Esse detalhe é importante para melhor desenvolvimento dos microrganismos fermentadores).
Em seguida, deve-se transferir o leite para um recipiente que mantenha calor (vidro, cerâmica, ferro, por exemplo). Em outro recipiente coloque o iogurte e misture com uma concha do leite morno até dissolver. Acrescente essa mistura ao restante do leite, misturando com cuidado.
Agora está na hora de deixar a mistura fermentar! Tampe o recipiente com plástico filme e embrulhe num pano groso ou cobertor (para manter o leite aquecido). Coloque, então, o recipiente embrulhado dentro do forno que foi previamente aquecido, mas que está desligado, e deixe por no mínimo 8 horas. Depois disso, é necessário levar o iogurte por pelo menos 2 horas a geladeira para terminar de ganhar consistência.
Pronto, agora você já pode consumi-lo puro, com frutas, mel ou granola, por exemplo, aproveitando todos os benéficos dessa delicia fermentada!
Para o preparo dessa deliciosa sobremesa, os ingredientes necessários são: 1 ½ xícara (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de água, 3 ovos, 500 ml de leite, 2 cravos-da-índia, 1 rama de canela, casca de 1 limão, caldo de ½ limão. Em uma panela média, de lateral alta, misture a água com o açúcar. Junte a canela, os cravos, a casca do limão e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, sem mexer, até a calda atingir o ponto de fio fino – mergulhe uma colher e levante um pouco da calda, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta. Enquanto a calda cozinha, quebre os ovos em uma tigela e bata com um garfo para misturar as claras com as gemas. Junte o leite, o caldo de ½ limão e misture bem. Assim que a calda atingir o ponto de fio fino, abaixe o fogo e adicione a mistura de ovos com leite. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, sem mexer, ou até os ovos começarem a coagular. Misture delicadamente com uma espátula, para partir o doce em pedaços menores. Desligue o fogo e, com uma escumadeira, transfira a ambrosia para um pote de vidro esterilizado. Regue a calda que sobrou na panela sobre o doce, passando por uma peneira, para não correr o risco de morder um cravo na hora de comer. Quando estiver morno, leve à geladeira. Sirva frio. Com o doce pronto, você já pode se deliciar com essa sobremesa cheia de memórias da infância.